Ficando por dentro do Gênero Textual Notícia

AUTORA
Professora Dinacir Bonfim do Nascimento, 4° ano A

A professora Dinacir Bonfim do Nascimento, juntamente com a turma do 4° ano A, da Escola Municipal Professor José Antonio Flygare Telles, em Castro, desenvolveram nos dias 20 e 24 de março de 2023, atividades utilizando o Jornal da Manhã impresso e online, onde trabalharam o Gênero Textual Notícia, com o objetivo de compreender sua estrutura e principais características linguísticas.

As atividades tiveram início na Sala de Informática da escola, onde assistiram um vídeo sobre o gênero a ser estudado e também acessaram o Jornal da Manhã online. A professora utilizou uma matéria do jornal, do dia 14/03 com o título: Castro garante obra de R$ 1,2 milhão em parceria com a Sanepar, para demonstrar a estrutura do gênero e suas principais características linguísticas.

Em seguida foi dividida a turma em grupos e houve o manuseio e leitura do jornal na forma impressa, onde os alunos escolheram uma notícia e realizaram o desmembramento da estrutura da mesma, identificando as partes: Título, Subtítulo, Data, Autor, Lide, Corpo do Texto e Fonte, organizando as informações em cartazes. Para finalizar, cada grupo fez a apresentação do trabalho para a professora e os demais colegas da classe.

Este trabalho foi de grande relevância para a classe, pois trouxe novos conhecimentos e informações sobre o Gênero Notícia, além do debate sobre a importância do mesmo e como podemos combater as Fake News, através da análise dos jornais e demais meios de comunicação.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação do Sistema Solar e Universo (Vídeos)

Visita ao Parque Histórico